Nesta sexta-feira, teve início a fase final dos 69º Jogos Escolares do Paraná (JEPs) – 12 a 14 anos, em Apucarana, com o Ginásio de Esportes Lagoão lotado para a cerimônia de abertura. O evento reúne mais de 6,4 mil atletas de 718 escolas, representando 194 municípios dos 32 núcleos regionais do estado.
A abertura oficial contou com a presença ilustre do ex-atleta olímpico e multicampeão do vôlei de praia, Emanuel Fernando Scheffer Rego, que enfatizou a importância do papel dos pais na formação esportiva dos jovens.
“A juventude precisa de incentivo, eu nasci numa casa onde meus pais me incentivaram muito desde cedo, eu sei a diferença que isso faz na vida esportiva”, disse Emanuel.
A cerimônia foi marcada por diversas atrações, incluindo apresentações de alunas da escolinha de ginástica rítmica e artística, além do grupo Independente de Dança, apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura.
Durante a abertura, também foi exibido um vídeo emocionante do atleta de handebol Rafael Hidalgo, ex-integrante da Seleção Brasileira, conduzindo o fogo simbólico da competição por 22 praças esportivas do município nos últimos dias.
O atleta Rafael Hidalgo encerrou o vídeo ao chegar ao ginásio, passando a tocha para o jovem atleta de atletismo Yohan de Oliveira, que teve a honra de acender a Pira dos JEPs, simbolizando a passagem de responsabilidade dos atletas consagrados para os jovens talentos.
Márcia Tomadon, coordenadora-geral dos JEPs, destacou o significado deste momento, que representa uma importante motivação para todos os participantes. “É como se dissesse ‘eu já fiz a minha parte, faça a sua agora’.”
Após a cerimônia, Emanuel presenteou os atletas e o público ao jogar bolas de vôlei autografadas, demonstrando o seu saque típico em meio à animada multidão. “Foi muito gratificante jogar as bolas para as crianças e para a arquibancada, todos animados, esperando. A gente sente a diferença que o esporte faz para todos”, destacou Emanuel.
O diretor de Esportes da Secretaria do Esporte do Paraná, Cristiano d’El Rei, enfatizou a importância de levar os valores do esporte para a vida dos competidores, independente de alcançarem o nível profissional. “Quem leva uma cultura esportiva leva qualidade de vida, saúde e diversos aspectos fundamentais na vida pessoal, profissional e afetiva.”
As modalidades esportivas disputadas em Apucarana durante os Jogos incluem atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, futsal ACD, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, golf 7 e xadrez.
Os Jogos Escolares do Paraná são uma promoção do Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte e da Secretaria de Educação, em parceria com a Federação do Desporto Escolar e dos Núcleos Regionais de Educação, e têm a realização da Prefeitura de Apucarana.
A fase final dos JEPs serve como uma etapa seletiva para a participação nos Jogos Escolares Brasileiros 2023 (JEBs), que acontecerão entre 31 de outubro e 15 de novembro, em local a ser definido.
Sinval Silva para o Itay Notícias
Fonte: Agência Estadual de Notíicas