População ocupada é de 99,8 milhões
A mais recente divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou uma queda na taxa de desemprego no Brasil. No terceiro trimestre deste ano, a taxa de desemprego alcançou 7,7%, uma melhora em comparação com o índice de 8% registrado no segundo trimestre. Além disso, esse valor é significativamente inferior aos 8,7% observados no terceiro trimestre do ano passado.
Essa queda marcante coloca o país em seu menor nível de desemprego desde o último trimestre de 2014, quando a taxa atingiu 6,6%. Os números demonstram que a população desempregada totalizou 8,3 milhões no terceiro trimestre de 2023, o que representa uma redução de 3,8% em relação ao trimestre anterior e uma queda de 12,1% em relação ao terceiro trimestre de 2022.
Em contrapartida, a população ocupada registrou um total de 99,8 milhões de pessoas, marcando um aumento de 0,9% em relação ao trimestre anterior e um crescimento de 0,6% em comparação com o terceiro trimestre do ano passado. Além disso, esse número representa o maior contingente desde o início da série histórica em 2012.
Essas estatísticas refletem uma tendência positiva no mercado de trabalho do Brasil, sugerindo uma recuperação gradual da economia e um aumento no número de cidadãos empregados.
Sinval Silva para o Itay Notícias
Edição: Kleber Sampaio/Agência Brasil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil