Rodovias entre Ponta Grossa e São Paulo serão 100% duplicadas

Novas concessões vão concluir duplicação da PR-151 e duplicar a PR-239 em Sengés até a ponte na divisa com São Paulo. Estão previstas ainda 20 passarelas, ciclovias e vias marginais.

O Lote 2 das novas concessões rodoviárias do Paraná traz planos ambiciosos para a duplicação completa da ligação entre Ponta Grossa e Sengés, passando pela divisa com São Paulo, e também impactará positivamente as cidades de Carambeí, Castro, Piraí do Sul e Jaguariaíva.

Nesta nova série de notícias da Agência Estadual de Notícias (AEN), foram exploradas as melhorias planejadas para as rodovias PR-151 e PR-239. Em textos anteriores, já foram apresentadas a modernização da BR-277, a duplicação na área urbana de Paranaguá, e a inclusão dos acessos de Morretes e Antonina, bem como a duplicação da PR-407 em Pontal do Paraná. Nos próximos textos, serão analisadas as obras entre Jaguariaíva e Jacarezinho e entre Cornélio Procópio e Jacarezinho.

A PR-151 será beneficiada com 58,9 km de novas duplicações, começando com a expansão do trecho de pista simples que conecta as duplicações já existentes entre Piraí do Sul e Jaguariaíva, totalizando 19,3 km. A rodovia será duplicada também em seu perímetro urbano em Jaguariaíva, cobrindo uma extensão de 7 km, e seguirá toda a ligação até Sengés, abrangendo 32,5 km.

A partir desse ponto, em Sengés, até a divisa com São Paulo, encontramos o trecho da PR-239, que também será duplicado em uma extensão de 12,5 km. Isso inclui a duplicação da ponte que faz a conexão com a SP-258, uma rodovia que já foi duplicada. Com essas melhorias, a ligação entre Ponta Grossa e São Paulo estará totalmente duplicada.

Além disso, o projeto prevê a construção de 13,6 quilômetros de novas vias marginais em Carambeí, Jaguariaíva e Sengés.

Para melhorar a interconexão entre as rodovias, serão construídas 35 novas interseções em desnível. Entre Ponta Grossa e Carambeí, estão previstos dois viadutos do tipo Diamante e um viaduto do tipo Parclo. Entre Carambeí e Castro, teremos dois viadutos do tipo Diamante e dois do tipo Parclo. Em Castro, será implantado um trevo no cruzamento da PR-151 com a Rua Major Otávio Novaes e a PR-340, além de um Diamante no entroncamento com a Estrada do Guararema e Rua Paulo Milek Sobrinho. O trecho entre Castro e Piraí do Sul contará com quatro viadutos do tipo Parclo e um viaduto do tipo Trombeta. Na entrada de Piraí do Sul, será implantado um Diamante.

Entre Piraí do Sul e Jaguariaíva, estão planejados seis viadutos do tipo Parclo, um viaduto do tipo Trombeta e um viaduto do tipo Diamante. Em Jaguariaíva, haverá um Diamante na atual rotatória com a Rua João Tracz.

Entre Jaguariaíva e Sengés, estão previstos cinco viadutos do tipo Parclo e dois viadutos do tipo Trombeta. Em Sengés, na PR-239, haverá um Diamante no cruzamento com a Rua Cristóvão Sabino. Entre Sengés e a divisa com São Paulo, serão implantados mais dois viadutos do tipo Parclo.

O projeto também inclui 19 novas passarelas, sendo oito em Castro, duas em Piraí do Sul, cinco em Jaguariaíva e três em Sengés. Além disso, para facilitar o deslocamento de ciclistas, serão construídos 8 km de ciclovias em trechos de perímetro urbano nas duas rodovias, beneficiando as cidades de Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva e Sengés.

Este projeto de concessão rodoviária, que abrange um total de 604,16 km, trará um investimento significativo de R$ 10,8 bilhões em obras e R$ 6,5 bilhões em conservação e serviços aos usuários ao longo dos trinta anos de vigência da concessão. Estima-se que essa iniciativa gere aproximadamente 110 mil empregos. O leilão está agendado para o dia 29 deste mês, às 14h, na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, com a assinatura do contrato prevista para o final de janeiro do próximo ano.

Sinval Silva para o Itay Notícias
Fonte: Agência Estadual de Notícias
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

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