A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (8) que suas refinarias atingiram um marco significativo em agosto, registrando o maior Fator de Utilização Total (FUT) desde dezembro de 2014, atingindo a marca de 97,3%. Este desempenho excepcional evidencia a capacidade operacional das instalações da empresa.
No mês passado, a produção de diesel alcançou 3,78 bilhões de litros, representando o volume mais alto do ano. Dentro dessa produção, o diesel S10, conhecido por ser um produto mais moderno, sustentável e com baixo teor de enxofre, atingiu a marca de 2,37 bilhões de litros.
As refinarias que se destacaram nesse recorde de produção mensal de S10 foram a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), com 258 milhões de litros; Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), com 329 milhões de litros; e Refinaria Paulínia (Replan), com expressivos 609 milhões de litros.
As refinarias desempenham um papel crucial na transformação do petróleo bruto, extraído dos campos, em uma variedade de produtos, incluindo diesel, gasolina, querosene de aviação, gás liquefeito de petróleo, lubrificantes e outros componentes essenciais que servem como matéria-prima para uma série de produtos finais.
A Petrobras destacou que esses resultados desempenham um papel importante na estabilidade dos preços no mercado internacional. De acordo com Claudio Schlosser, diretor de Comercialização, Logística e Mercados da Petrobras, “a ampliação da produção de diesel S10 em nossas refinarias contribui para a nossa estratégia comercial, que prevê a prática de preços competitivos de maneira rentável e sustentável”.
William França, diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, enfatizou que “a otimização dos processos está permitindo ampliar a produção nas unidades e a oferta de derivados no mercado nacional com rentabilidade”.
Desde maio deste ano, a Petrobras tem registrado sucessivos recordes de capacidade de suas refinarias. A empresa explicou que o cálculo do FUT leva em consideração vários fatores, incluindo o volume de carga de petróleo processado e a capacidade de referência das refinarias, dentro dos limites de projeto dos ativos, dos requisitos de segurança, meio ambiente e qualidade dos derivados produzidos.
O parque nacional de refino da Petrobras é composto por 10 refinarias distribuídas em todo o país, com um projeto adicional em construção, o Polo GasLub Itaboraí (RJ). A capacidade recorde alcançada em agosto reflete o compromisso contínuo da Petrobras em atender às demandas de energia do Brasil e do mundo.
Sinval Silva para o Itay Notícias
Fonte; Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil