Se alguém encontrar um morcego caído no chão, vivo ou morto, ou se o animal for avistado em atividade durante o dia, a recomendação é de não tocar no morcego e nem deixar que outras pessoas ou anima
A Secretaria de Saúde de Tibagi, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está emitindo um importante alerta à comunidade local. Recentemente, foram registrados novos casos de morcegos que testaram positivo para raiva, sendo 3 dos 21 morcegos capturados na sede do município este ano. Todos esses morcegos foram encontrados na área urbana de Tibagi.
O coordenador de Controle de Zoonoses, o médico veterinário Pedro Irineu Teider Junior, destaca a importância de não entrar em contato com morcegos encontrados caídos no chão, vivos ou mortos, ou avistados em atividade durante o dia. A recomendação é não tocar nos morcegos e evitar que outras pessoas ou animais se aproximem. Em vez disso, é fundamental entrar em contato imediatamente com o Controle de Zoonoses (CCZ) do município por meio do número (42) 98811-2644.
Natasha Dutko, da Secretaria de Saúde, enfatiza que em caso de contato com um morcego, seja por toque, mordida ou arranhão, é fundamental lavar a área afetada com água e sabão e buscar assistência na unidade básica de saúde (UBS) mais próxima.
O Centro de Controle de Zoonoses oferece serviços de vacinação gratuitos todas as terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30, mediante agendamento pelo telefone/WhatsApp: (42) 98811-2644. No dia agendado, os proprietários de animais maiores de idade devem comparecer ao Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Frei Gaudêncio, 634, portando documentos originais, incluindo RG, CPF, comprovante de endereço e, se disponível, a carteirinha de vacinação do animal. A prevenção é fundamental para garantir a segurança da comunidade e a saúde dos animais de estimação.
Sinval Silva para o Itay Notícias
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi
Arte: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi