Economia cresce 2,7% no trimestre encerrado em julho

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, registrou um crescimento de 2,7% no trimestre encerrado em julho deste ano, compreendendo o período de maio a julho, em comparação com o mesmo intervalo do ano anterior. Essa análise é baseada nos dados fornecidos pelo Monitor do PIB, divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (20).

Focando exclusivamente no mês de julho, observa-se que a atividade econômica no país teve uma leve queda de 0,3% em relação a junho deste mesmo ano, porém, apresentou um crescimento de 1,8% ao ser comparada com o mês de julho do ano anterior.

Conforme a FGV, o crescimento de 2,7% no trimestre móvel finalizado em julho, quando comparado com o mesmo período de 2022, foi impulsionado principalmente pelo aumento no consumo das famílias, que registrou um avanço de 2,6%. Além disso, as exportações cresceram consideravelmente, atingindo um aumento de 15,1% no período analisado. A queda de 0,9% nas importações também contribuiu positivamente para o desempenho geral do PIB nacional.

Por outro lado, os investimentos, representados pela formação bruta de capital fixo, apresentaram uma queda de 3,2%, sendo este declínio, em grande parte, resultado de uma redução de 9,4% no segmento de máquinas e equipamentos. A FGV ressalta que o PIB acumulado do país nos primeiros sete meses deste ano totaliza R$ 6,11 trilhões.

Sinval Silva para o Itay Notícias
Fonte: Agência Brasil
Foto: Divulgação/Volkswagen

Compartilhe esta notícia:

Notícias recentes

plugins premium WordPress