Lula passa por cirurgia e apresenta boa recuperação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a tarde em condição estável, como informado pelo boletim médico divulgado no sábado, 30 de setembro, pelo Hospital Sírio-Libanês em Brasília. A internação do presidente ocorreu após uma cirurgia de restauração da articulação do quadril direito na sexta-feira, 29 de setembro.

O hospital destacou que Lula permanece em um apartamento sob os cuidados das equipes médicas, incluindo o médico Roberto Kalil Filho, que acompanha o presidente há vários anos, a médica da Presidência da República, Ana Helena Germoglio, e o ortopedista Giancarlo Cavalli Polesello, especialista responsável pela cirurgia.

Na coletiva de imprensa realizada na noite de sexta-feira, a equipe médica afirmou que a cirurgia foi bem-sucedida e sem complicações. No processo de recuperação, estava previsto que o presidente Lula ficasse em pé e começasse a caminhar nos primeiros dias após a cirurgia, com o auxílio de andador e muletas.

Além da cirurgia ortopédica, o presidente Lula também passou por uma blefaroplastia, que envolve a remoção do excesso de pele na região das pálpebras. Essa cirurgia não foi anunciada antecipadamente, pois dependia do sucesso da operação no quadril.

Lula sofria de artrose na cabeça do fêmur do quadril direito, uma condição que causa desgaste na cartilagem que reveste as articulações, resultando em dor e limitações de movimento devido ao atrito entre os ossos. O presidente vinha se queixando de dores com maior frequência nos últimos meses.

A cirurgia consistiu na colocação de próteses para substituir tanto a cabeça do fêmur quanto a cavidade óssea (acetábulo), permitindo a restauração da capacidade de articulação e movimento da perna e do quadril. A expectativa é que o presidente Lula permaneça no hospital até o início de outubro, dependendo da evolução de sua recuperação após a cirurgia.

Após receber alta hospitalar, o presidente deve retornar à residência oficial do Palácio da Alvorada, onde continuará despachando nas próximas semanas. Ele também realizará sessões de fisioterapia e exercícios específicos. As previsões médicas indicam que em até seis semanas, o presidente estará em plenas condições de retomar uma agenda intensa, incluindo compromissos internacionais, como a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e uma visita à Alemanha em dezembro.

Lula seguirá as orientações médicas e estará pronto para cumprir seus compromissos após sua recuperação.

Sinval Silva para o Itay Notícias
Fonte: Agência Brasil
Foto: Divulgação

Compartilhe esta notícia:

Notícias recentes

plugins premium WordPress